Sites úteis para alunos com NEE´s

http://www.bbc.co.uk/accessibility/win/keyboard/mouse_easy/images/kid_track_mouse.jpg)

www.bengalalegal.com

(Esta é uma página com características peculiares, onde são apresentados testemunhos sobre variadíssimos temas relativos a necessidades especiais)

 

http://actividadesautistas.blogspot.com/

(Este site disponibiliza materiais pedagógicos que vão desde os números, operações, cartazes, fichas e apresentação do método da 28 palavras)

 

http://jogosdidacticos.blogspot.com/

(Neste site é possível a visualização e download de jogos educativos)

 

http://pecsemportugues.blogspot.com/

(Aqui são apresentados PECS - Sistema de Comunicação por figuras, o que permite um acesso facilitado a este material, muito útil a aluno autista)

 

 http://www.pcd.pt/

(Aqui, no Portal do Cidadão com Deficiência tteremos infórmação pertinente relativa a ajudas ténicas, legislação e documentos diversos para "proteção" dos cidadãos em causa)

 

http://www.asurdosporto.org.pt/ 

(Esta é a associação de surdos do Porto, e neste site é possível encontar actividades, entrevistas, histórias de vida e curiosidades acerca da Língua Gestual Portuguesa).

 

 Tecnologias de Apoio

KidTRAC -  Trackball  tem 3 botões, com forma e dimensão que permitem um apoio adequado á mão. O botão verde ao centro (atrás da bola amarela) tem a função de "arrastar preso" - ao premi-lo uma vez, a função do botão esquerdodo rato fica presa até que se prima novamente. Só funciona com pc´s Windows.

 

 

 Helpijoy- joystick que permite substiyuir as funções do rato. tem quatro botões com as funções: cliques esquerda, Clique Direito, Duplo clique e Arrastar.

 

  SmartNAV – é outro dispositivo que permite controlar um computador apenas com movimentos da cabeça. Características principais:
•Velocidade do ponteiro do Rato controlável
•Modo de Precisão para movimentos finos
•Possibilidade de ligar um manípulo para outras alternativas ao clique
•Controlo partilhado do Rato
•Funciona em praticamente todos os ambientes com claridade. 

 

 

 

WordWall - É um emulador de teclado que permite criar teclados no ecrã com letras, símbolos, imagens, palavras ou frases. É indicado para utilizadores de dispositivos apontadores como Tracker, SmartNav ou Trackball. Com o wordWall, os utilizadores poderão escrever num processador de texto, sem ser necessário aceder directamente às teclas do teclado do computador.

 

Teclado de Conceitos IntelliKeys - é um teclado programável que constitui uma alternativa de acesso ao computador e uma poderosa ferramenta pedagógica. O teclado que “muda de cara” Ao contrário de um teclado normal de acesso ao computador, este teclado pode ser personalizado e configurado de acordo com as actividades com que se pretende trabalhar. Assim, é possível criar teclados para escrita, por exemplo, com teclas maiores ou com teclas contendo palavras ou frases; ou para acesso a outros programas, contendo as respectivas funções.

 

Ecrã Táctil Magic Touch - é uma janela que é colocada sob o ecrã de um monitor. É muito resistente e fácil de limpar. Esta janela pode ser retirada com facilidade do monitor e ser usada como tablet para desenho. A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta), emulando todas as funções do rato (clique, duplo clique, arrastar e mover o ponteiro). Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.

Monitor TFT - inclui uma membrana táctil incorporada no próprio monitor. Através do monitor táctil, é possível aceder ao computador por selecção directa com o dedo. É ideal para jogos, programas de desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas.

 


  Sistemas gráficos | Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC)

Um dos sistemas gráficos mais usados na comunicação com e por pessoas que não usam a fala para comunicar é o "Sistema Pictográfico para a Comunicação" (SPC) criado por Mayer-Johnson.

Utilização

Para além da sua utilização em tabelas de comunicação e em digitalizadores de fala, é ainda possível utilizá-los para adaptar canções, histórias, lengas-lengas, etc. Eis alguns exemplos: