Ana Sousa

 

Sites visando o Ensino – Aprendizagem, no contexto escolar:

a) de consulta sobre Necessidades Educativas Especiais.

http://www.acessibilidade.net/

Destinado a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à internet a pessoas com deficiência através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos Web acessíveis .

http://www.afb.org/

Fundação incumbida de expandir possibilidades para tornar os invisuais autónomos, incrementando a sua qualidade de vida na aprendizagem e na autonomia.

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/especial/

Site com orientações actuais no âmbito de Educação Especial, com políticas radicadas na inclusão a nível nacional e europeu e diferentes estratégias de respostas adequadas à heterogeneidade e particularidade das necessidades educativas dos alunos, nomeadamente desde a o nível de ensino Pré-escolar ao nível Secundário e educação extra-escolar com disponibilização documental e esclarecedora de dúvidas.

http://www.rarissimas.pt/

Site sobre doenças raras, sobretudo informativo, de orientação, de ajuda e de referenciação para melhoria da qualidade dos cuidados de saúde de terapias personalizadas e de reabilitação, de consultas especializadas, no sentido da coordenação entre técnicos, instituições nacionais das áreas de medicina, ensino, reabilitação e o sector associativo(pais, professores…).

http://www.pcd.pt/

Site de consulta de diversas categorias ligadas à deficiência com notícias, biblioteca, directoria de pesquisa Web, de páginas e contactos sobre a temática da deficiência, de downloads, fórum e links para “Cidadãos com necessidades especiais”.

 

b) A participação da população discente nas TIC (havendo a necessidade do professor seleccionar quais as actividades propostas para determinado aluno):

 

http://junior.te.pt/

Site que reúne uma série de jogos coloridos e interessantes que proporcionam uma interacção saudável da criança com o computador na formação do raciocínio lógico da criança e aquisição da linguagem escrita e tecnológica.

 

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx

Site que desenvolve a criatividade das crianças. Ele estimula a produção de textos e publica as histórias produzidas pelas crianças, depois de aprovadas pela equipe do site.

 

http://sotaodaines.chrome.pt/

Site que permite o contacto com histórias, lendas, lengalengas, fábulas e adivinhas, links úteis para a “Sala do Saber”, jogos, música, zoo e oceanário com janelas muito apelativas.

 

http://www.netmate.web.pt/

Site que pretende motivar os alunos, desenvolver o pensamento matemático, a autonomia, inovar e enriquecer práticas e utilizar as novas tecnologias no ensino da matemática numa perspectiva multidisciplinar.
 

http://www.eusou.com/crianca/

Site com muitos e vários tipos de jogos, muito do agrado infantil, que apelam a um rol de competências fundamentais, links de portais, de produtos e serviços, sites educativos, etc.

 

 http://www.sitiodosmiudos.pt/

       Site de jogos dinâmicos com imagens e sons de conteúdo recreativo e disciplinar.